Qual a importância de um escritório de contabilidade?

Qual o papel da contabilidade?

A contabilidade assumi vários papéis dentro de uma empresa. O primeiro deles está relacionado a seu objetivo, que é fornecer informações financeiras e patrimoniais para governos, fornecedores, bancos, gerentes, investidores, funcionários e sindicatos. O escritório de contabilidade avalia a situação financeira e patrimonial da empresa e faz inferências sobre as suas tendências futuras.

Essas informações envolvem contas a pagar e a receber, patrimônio, entre outras. A partir disso, são geradas várias as demonstrações contábeis, tais como Demonstração do Resultado do Exercício, Balanço Patrimonial, Demonstração de Saldo, Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.

Também existem dados que não são facilmente indicados nas demonstrações contábeis. É o caso da mudança de critério contábil, taxas de juros, e taxas de depreciação de um ativo imobilizado. Esses dados são demonstrados nas Notas Explicativas, mas também fazem parte do papel da contabilidade.

A partir dessas informações relevantes, a contabilidade assume seu papel muito importante, porém menos conhecido: a ciência da riqueza. Um bom contador, geralmente, utiliza todos esses dados para analisá-los dentro de um contexto gerencial. Após interpreta-los, repassa ao gerente da empresa, numa linguagem fácil, como está o negócio no aspecto financeiro.

É neste ponto em que a contabilidade assume um papel fundamental no processo da tomada de decisões nos pequenos e nos grandes negócios. No geral, os dados patrimoniais são coletados, mensurados monetariamente, registrados e organizados em relatórios de forma que é facilmente entendido por qualquer pessoa. Compreendido essas informações, o empresário traça as melhores estratégias para o seu negócio.

Podemos dizer, assim, que o papel principal da contabilidade é de mensurar todos os resultados da empresa, avaliando o seu desempenho e, a partir daí, dar as diretrizes para as tomadas de decisões.

Qual a importância de um escritório de contabilidade para as empresas?

Atualmente, a contabilidade digital está assumindo todas as atividades contábeis, se tornando cada vez mais comum em pequenas e grandes empresas. E aqui é o ponto central: demonstrar a importância do escritório contábil como uma ciência da riqueza, parceira do negócio.

Para que você entenda o valor da contabilidade, você também deve saber como demonstrá-lo na teoria. E a forma mais fácil é ilustrar duas situações: um profissional que apenas realiza as atividades básicas e entrega um relatório contábil indecifrável, e outro contador que, a partir do relatório contábil, inicia seu trabalho.

No segundo caso, está o verdadeiro papel e a importância da contabilidade para as empresas. Esses relatórios contábeis contêm informações muito relevantes para o empresário. É sua função traduzi-las em linguagem e ações que ele compreenda. É, em outras palavras, transformar informações contábeis em relatórios gerenciais. Mais uma vez, a importância da contabilidade fica evidente: subsidiar a tomada de decisões.

Por meio da ciência da riqueza, o empresário pode conhecer o valor de seus ativos e passivos, ter visibilidade sobre receitas, custos e despesas, conhecer a rentabilidade e a lucratividade do negócio, entender a produtividade da mão de obra. Com esses dados, pode realizar um bom planejamento estratégico e tributário.

[ivory-search id="5498" title="Default Search Form"]
Categorias